Pingos nos 'is'.

Resultado de imagem para pingos nos is

Desde que me entendo por gente vivi entre uma biblioteca imensa de livros, letras, textos, caixas e caixas de livros didáticos e coleções dos melhores e maiores escritores brasileiros. Provas sendo mimeografadas, cheiro do álcool do mimeógrafo depois do som da máquina de datilografar do meu pai tilintar a prova. Máquina intocável que eu desejava muito datilografar, mas era meio que proibida, já que era a menor, a caçula. Criança pequena naquela época não tinha acesso ao mundo dos adultos. Mas, mesmo assim, sendo filha de professor, e ainda mais professor de português, da antiga Comunicação e Expressão, conservador, metódico e legalista, isso se amplificava.

Embora no ensino médio tenha ido estudar na mesma escola que meu pai lecionava, nunca tinha sido sua aluna na mesma classe. Trazia o peso de ser filha do professor de português na escola apenas por saberem que ali na escola agora estava a filha do professor de português, exigente e quase general, que demandava, sob pena militar, até os pingos nos 'is'.

Sim, em casa também, meu pai, quando tirava os sapatos e sentava em seu escritório ou quando simplesmente já cheirava a sabonete depois do banho pós trabalho do dia todo, me cobrava os pingos nos is: 'A letra 'i' tem pingo, minha filha?' - 'Tem sim, painho'. - 'Então ponha SEMPRE os pingos nos 'is''.

É. Deve sim ser por isso que, numa regressão inconsciente, num desvario renitente, não consigo conviver com hipocrisia. Não consigo acreditar em propostas de convivência sem pensar em colocar pingos em 'is'. É a completude da palavra. Tem gente que faz o pingo com bolinhas e meu pai nem isso aceitava. A letra 'i' não tem bolinha, tem um pingo. Não se trata de se demorar na escrita e não dá nenhum trabalho colocar os pingos nos 'is' quando você tem interesse que a sua palavra fique bem escrita.

Assim também são as relações que me interessam. Colocar pingos nos 'is' é discutir sim a relação quando ela precisa ser arrumada e algo externo manchou, borrou ou desarrumou seu texto. Ou quando faltou o pingo ali onde ele precisa ser colocado. As colegas encenavam meu pai dando um rodopio na sala com o dedo indicador em riste, perguntando a todos, assim como me perguntava: 'O 'i' tem pingo???' E a sala respondia uníssona e assertivamente: 'Tem sim, Professor!'..e ele dava um rodopio até o quadro e estalava com o giz o pingo em algum 'i' que desejasse ressaltar.

Coloque os pingos nos 'is'. Não se acostume com a hipocrisia que grassa na maioria e que você todo dia é incitado a conviver. Não permita que sua vida passe e você fique sempre com a sensação de que seus textos foram truncados, sem elegância e sem personalidade. O que está acontecendo com as pessoas que não se preocupam mais com os pingos nos 'is'? Por que só eu ainda preciso ver o canal que me leva a uma amizade (ou relação) sincera sempre limpo, sem arestas e por isso corro sempre o risco de rodopiar sozinha nos grupos que não estão nem aí para pingos em 'is' nem para relações honestas e dignas, pedindo pingos nos is e sendo bem idiota?

Não, não gosto nem quero sair colocando pingos nos 'ís' para qualquer um e detesto discussões de relações por qualquer motivo torpe. Tenho bom humor a maioria do tempo e dá até preguiça de fazer isso com algumas pessoas que não merecem. É jogar perola para porco. Considerando que tenho ficado cada vez mais estarrecida com as relações e em como tenho me enganado com relação a tantas pessoas, me auto avalio diariamente, com a sensação de que sim, sempre escolherei ficar sozinha a deixar passar 'is' sem pingos. Tem gente que não coloca os pingos nos 'is' por pura maldade. Tem gente que não coloca porque não quer ou se faz de tonto ou acha que você é idiota mesmo.

A maioria convive confortavelmente com a mentira, a deslealdade, a imparcialidade, a maledicência, a crueldade entre pessoas que se dizem amigas e simplesmente continuam vivendo e vivendo e vivendo, num repugnante ciclo vicioso de hipocrisia e interesse. Já convivi em vários guetos e nichos humanos diversos e sinto saudade cortante de alguns que vi liberdade e até bom humor em tratar dos pingos nos 'is'. De uns tempos para cá me deparei com algumas pessoas tão medíocres, tão aquém do que é delicioso numa relação leal, que, nas vezes que penso em como elas deveriam por seus pingos nos 'is', imagino meu pai rodopiando como num filme de comédia, até abrir um buraco imenso no chão de tanto rodopiar, gritando desesperadamente: 'BOTEM SEUS PINGOS NOS 'IIIIIIIIIIIIIIIS'!'.

Nada. Eu sou ingenua, diriam alguns. Preciso sair daquela infância e entender que se botarem ali os pingos nos 'is' naquela sala de jantar ou naquela mesa de bar, as facas matariam, as granadas explodiriam, empregos seriam perdidos, casamentos destruídos e amizades desfeitas para sempre. Melhor e mais fácil mesmo deixar os 'is' sem pingos. Dá menos trabalho. 

Sigo botando meus pingos nos meus 'is' com minha consciência limpa de que quando eu morrer, não dirão que fui hipócrita, que fui a você, meu amigo, desleal. A você, minha amiga, infiel. Com você, meu amigo, agi com interesse ou fui conivente com tal prática. A letra 'i' tem pingo? Então coloque o pingo nela. Permita-se sair da letra para a vida. Milita pela sua consciência limpa. Não se conforme com o vício da hipocrisia que as vezes aquele seu grupo nem imagina que tenha. Seja estranho. Seja singular, seja plural, seja poesia ou um livro inteiro, mas coloque os pingos nos 'is', por você e pela sua consciência. Apenas se prepare para viver mais só. Mas aí são pingos para outros 'is'.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O bordado - lado avesso.

'...todas as cartas são...'

Darwin, Lamarck, Deus e Eva.